Zenaldo na Casa Civil e o estilo Jatene na direção do PSDB

Todos devem recordar: o estilo Almir Gabriel de conduzir seu bloco político estadual exclusivizou a União pelo Pará em detrimento do PSDB. Quando os tucanos foram surpreendidos pela derrota de 2006 descobriram-se com 13 prefeituras de pequeno poder orçamentário, enfim os tucanos não tinham nem Belém, nem Ananindeua, Nem Marabá, nem Santarém, nem Tucurui, nem Parauapebas e nem Castanhal.


Este fato parece ter sido percebido pelo tucano mor do estado, Simão Jatene: o deslocamento de Zenaldo para a Casa Civil parece indicar que o PSDB, e em particular Jatene, deve ter seu candidato à prefeitura de Belém em 2012. Ou seja, independente de candidaturas aliadas fortes, como a de Jordy e a de Priante, o PSDB nunca mais deverá se diluir dentro de qualquer coligação eleitoral ou de governo. Este parece ser o principal aprendizado desta ave colorida a partir da derrota de 2006.


Aliás, a coligação União pelo Pará e o papel do PSDB, dentro dela, é objeto de pesquisa científica no Mestrado em Ciência Política da UFPA. O ex- Secretário Geral do PSDB, o advogado tucano Carlos França foi aprovado neste mestrado com este projeto de dissertação.