Jatene: os primeiros 6 meses

Normalmente um governador, presidente ou prefeito vivem 6 meses de lua de mel com o eleitorado após o dia da posse. Este é o fôlego inicial onde o novo mandatário deve demonstrar a que veio. Nesta direção algumas medidas devem ser tomadas: medidas de impacto sobre as contas públicas, ações de impacto nas áreas vitais enunciadas a partir das demandas do eleitorado e ações que sinalizem que um governo está em ação. Mediando estas ações iniciais e o eleitorado é vital o papel da comunicação política.

Enquanto estas ações tomam corpo, o novo governo deve articular ações com vistas a fazer andar um projeto estruturante para o estado, aí entra a capacidade de coordenação política do governador e seu staff para que a sociedade anteveja os objetivos de médio e longo prazo a serem perseguidos.

Como o governo Lula apresentou o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB) como exemplo das boas relações entre oposição e situação, creio que Jatene poderia ter uma estratégia sincera de boas relações políticas com o governo Dilma. Neste sentido, opiniões sectárias dentro do governo devem perder espaços para opiniões construtivas desta relação, claro, Jatene não deve aceitar provocações da oposição estadual.