LCP/UFPA/Veritate e a pesquisa de segundo turno no Pará.

Nossa segunda pesquisa, realizada entre os dias 23 e 28 de outubro apresentou o seguinte resultado. Sabendo de antemão, que as pesquisas são fotografias de momentos, e sua principal finalidade é apresentar as tendências de votos do eleitorado.

Margem de erro 2,5% para mais ou para menos.

Pesquisa LCP/Veritate: Jatene votos válidos da pesquisa 58.7% - o resultado esperado, dentro da margem de erro. O resultado esperado seria entre 56,2% e 61.2% ---Resultado do TRE para Jatene : 55.74% - diferença entre a pesquisa do LCP/Veritate e o resultado do TRE, na votação de Jatene: 56,2 - 55,74 = 0,46

Pesquisa LCP/Veritate: Ana Júlia- votos válidos da pesquisa 41.3%- o resultado esperado dentro da margem de erro. O resultado esperado seria entre: 38,8% e 43.8% ... O resultado do TRE para Ana Júlia: 44,26% - diferença entre a pesquisa LCP/Veritate e o resultado do TRE, na votação de Ana Júlia: 44.26 - 43.8% = 0, 46

Ou seja, apesar de nossa pesquisa ter fechado a coleta de campo no dia 27 de outubro, e ter fotografado as intenções de votos há 4 dias do pleito, a diferença na margem do erro entre nossa pesquisa e o resultado do TRE foi de 0,46 tanto para a votação de Jatene como na votação de Ana Júlia.

E mais importante de tudo, nós acertamos, com precisão, as tendências do eleitorado. A pesquisa só tende a acertar no ponto exato, quando a mesma é realizada um dia antes do pleito, ou na boca de urna.