Mais 6%: Quem ganha com as abstenções de segundo turno no Pará

As abstenções devem aumentar entre 5 e 6% no Pará, neste segundo turno. Normalmente o aumento das abstenções é em torno de 4%, mas estou inferindo que o feriadão aumentará, mais dois pontos o número das abstenções.

Quem ganha e quem perde com a abstenção?

Quem perde mais é Jatene, pois tem os maiores percentuais nas intenções de votos. Nas regiões urbanas, onde existe maior número de uma classe média formada a partir de funcionários públicos, como Belém , perde mais Jatene. Porém, na região rural, principalmente nas ilhas e longíquos distritos rurais, perde mais Ana Júlia. Esta perda deve-se ao fato de que a coligação de Ana Júlia articulava 14 partidos, e como tal, tinha quase quinhentos candidatos proporcionais (deputados federais e estaduais), e esta rede de candidatos foi desmontada, diminuindo, por conseguinte, os tentáculos de Ana Júlia, pelo interior do Pará.

As abstenções que foram de 21% no Pará, no primeiro turno, pelas minhas inferências, baseadas em eleições passadas, as abstenções deverão atingir o percentual de 27%, no segundo turno, no Pará.