Quem vencerá em 2010: Jatene sem máquina ou Ana sem voto?.

Aparentemente o campeão de pesquisa nestas eleições, a partir da saída de Jáder da corrida, será Simão Jatene. Neste momento Jatene tem voto mas não tem máquina e nem coalisão. Os analistas e pesquisadores têm nestas eleições um importante lócus para testar teorias e hipóteses. Espera-se que a máquina estadual e federal opere o porkbarrel, que na ciência política anglosaxônica significa troca suja.

A esperança de Ana Júlia é o porkbarrel. Duciomar deu uma aula de porkbarrel nas eleições de 2008 e por isso ninguém se arrisca a prever uma vitória de Simão Jatene. Mas uma coisa é certa: Jatene está em alta e Ana em baixa, e tome baixa nisso.

Só uma equipe multidisciplinar que combine marqueteiros, publicitários e cientistas políticos com larga experiência em competição eleitoral poderá "guinchar" a imagem de Ana Júlia do soterramento político em que se encontra. A intenção de votos em Ana Júlia só melhora na medida em que melhorar a avaliação individual desta recandidata. Não adianta melhorar a imagem do governo, capitalizar as obras do governo federal. Só Ana salva Ana.

Após o fenômeno Dudu em 2008 ninguém se arrisca em apostar, apriori, em Jatene. É um favorito nas pesquisas em que os analistas independentes duvidam em creditar capacidade de vitória. Pode? isso só corre em um estado onde 75% do eleitorado vive em municípios do interior. Mas eu insisto, esta eleição pode revelar o inesperado do povo do interland.