Candidatura Juvenil beneficia Ana no primeiro turno

Sabe aquele expressão "escreveu-se certo por linha torta"? , pois é assim que eu vejo a candidatura Juvenil. Caso Jáder tivesse saído junto com Ana no primeiro turno a repercussão poderia ser desastrosa nos grandes centros urbanos do estado para a candidatura Ana Júlia. Lembram que o grupo de comunicação de Jáder "bateu" pesado em Ana nos últimos 12 mêses? como explicar esta rápida conversão de Jáder ao governo Ana? o eleitorado também pensa e exige um mínimo de coerência.

Jatene capitalizaria todo descontentamento do eleitorado paraense com uma coligação deste porte. Após o lançamento da candidatura própria do PMDB os descontentes se dividirão entre Jatene e juvenil. Ou seja, a entrada em cena da candidatura Juvenil despotencializa Jatene como catalisador da oposição em 2010. E Ao final, numa possível passagem de Ana ao segundo turno aquela polarização inicial - antigoverno- poderá ser amenizado, inclusive pela ação catalizadora da eleição presidencial numa eventual associação de Ana com Dilma.

Neste contexto as comparações de projetos nacionais se sobressairão em relação às polarizações estaduais. Nesta conjuntura a percepção de uma eventual associação de Ana com Jáder será menos condenada e colocada como consequência das regras eleitorais vigentes (ou seja, o segundo turno). Claro, neste cenário conto com PTB e PR apoiando Ana no primeiro turno.