Os Direitos Humanos, Tortura e Censura

Foi a maior bola fora do governo juntar no mesmo decreto a tortura e a censura. O controle da imprensa é indefensável. Esta bola fora permitiu que a extrema direita civil e militar equiparasse a tortura à luta guerrilheira contra a Ditadura Militar.

John Locke no Segundo Tratado sobre o Governo Civil é claro: é legítimo que a sociedade recorra às armas contra aqueles que se apossam de governo de forma ilegítima e ilegal. Não, não estamos falando de nenhum teórico de esquerda. Locke é o principal teórico do liberalismo e suas teses consagraram-se na Revolução Inglesa de 1688.

A Guerrilha é considerada uma guerra justa, porque as partes (ditadura e opositores) estão em guerra declarada. A guerrilha em nada se parece com o terrorismo, que é covarde e mata inocentes sem aviso prévio. Já a tortura é inominável, é covarde e agride o opositor manietado. É o pior dos crimes e é imprescritível e imperdoável, perante à justiça dos homens.

Ouço o deputado direitista Jair Bolsonaro, quase todo dia, igualando torturadores e guerrilheiros. Este foi o desserviço promovido por este decreto que juntou alhos com bugalhos.