Mensagem do Reitor à Comunidade Universitária

No momento em que deixo a Reitoria da Universidade Federal do Pará, gostaria de expressar a toda a comunidade acadêmica os meus mais sinceros agradecimentos pelos anos de convívio e de trabalho coletivo, cooperativo e incansável, em favor de novas conquistas e da consolidação desta grande Instituição. A prestação de contas, pública, referente aos resultados alcançados ao longo desses oito anos de mandato está devidamente destacada, em síntese, na Coluna do Reitor – que escrevi para o nosso Beira do Rio, no recente número de junho/julho (http://www.ufpa.br/beiradorio/reitor.html) – e, de forma mais analítica, no Relatório Social de Gestão, 2001-2009, disponível no site da UFPA (http://www.portal.ufpa.br/rel_gestao.php) e já em distribuição por todos os Campi, Institutos, Faculdades, Escolas, Programas de Pós-Graduação e órgãos públicos em geral. Divido com minha(s) equipe(s) os méritos da coordenação de todo esse desafiador empreendimento colocado em curso nesse período, certamente cumprido em mais de 90% das metas previstas em nosso Plano de Gestão, e manifesto publicamente que os avanços alcançados nada mais representam que o dever cumprido, patrimônio que são de toda a comunidade acadêmica e da sociedade. Portanto, muito obrigado: Regina, Roberto, Licurgo, Ney, Bila, Simone, Sibele, Sinfrônio, Fenzl, Luiz Otávio, Cristina, João, Selma, Luciana, Silvia, Ângela, Nazaré, Sandra, Mattar, Edinelson, Jorge (e equipe do Gabinete) e todos os diretores de Órgãos Suplementares.

Saio da Reitoria mais feliz do que entrei, graças às realizações legadas. Dentre todas, porém, reputo a mais importante o resgate de nossa auto-estima e da confiança em nossa capacidade de superar as adversidades, vencer obstáculos, construir sonhos e manter a esperança. Hoje, a UFPA está melhor do que ontem; e continuaremos lutando para que assim o seja amanhã e sempre. Nunca podemos esquecer que toda instituição, como coletivo social estruturado no tempo, é maior e mais importante que cada um dos seus indivíduos e que cada gestão. Por isso é uma obra cumulativa de gerações e de tantos, sendo essa, sempre, a sua beleza e solidez.

Ao novo reitor desejo pleno sucesso na continuidade dos trabalhos e transfiro, para a sua direção: todos os recursos financeiros e humanos já programados pelo REUNI, para a UFPA, até 2011; um orçamento estável, sustentável e triplicado em relação ao que herdei; o patrimônio físico e logístico restaurado e ampliado (na capital e no interior); e novos recursos para grandes obras – como o esgotamento sanitário da Cidade Universitária (já na FADESP) e a contenção do rio e urbanização da orla do campus do Guamá (parte já creditada e a outra, maior, já programada no orçamento do MEC para 2010 e 2011), só para citar com alguns exemplos.

Ao final da primeira década do novo século, a UFPA assume três destaques nacionais: a de ser o maior e mais consolidado pólo de pesquisa e pós-graduação de todo o Norte do país; a maior universidade federal em número de alunos de graduação e aquela mais interiorizada de todo o Brasil. São marcas que nos dão orgulho e dignidade e que delineiam, na moldura dessa incomum identidade, o condão para o enfrentamento dos novos tempos e dos desafios que se seguirão.

Por tudo, não poderia melhor sintetizar o sentimento de despedida que o da honra de ter sido, por delegação da comunidade, reitor desta Universidade.

Obrigado a todos e votos de felicidades!

Viva a Universidade Federal do Pará!

Alex Fiúza de Mello