Maneschy: as tarefas centrais

1- Construir um novo plano decenal com a participação da sociedade civil paraense, da capital e do interior. Envolvendo todos os segmentos sociais ( empresariais, trabalahistas, camponeses, quilombolas, ONGS, e e tc.)

2- Com base no plano decenal produzir o plano plurianual- 2009-2013

3- Transformar a qualidade do ensino de graduação e sua integração com a pesquisa e a extensão.

4- Qualificar o significado da universidade multicampi.

5- Manter o investimento na pesquisa e na pós-graduação.

6- Criar um política de assistência médica e social aos servidores técnicos-administrativos e docentes.

7- Crair um organismo consultivo de participação da sociedade civil no planejamento e avaliação das políticas da UFPA de ensino, pesquisa e extensão para o estado do Pará.

8- Articular o zoneamento acadêmico educacional das microrregiões do estado, em parceria com as instituições acadêmicas públicas e privadas do estado. O objetivo é evitar a superposição de instituições, cursos acadêmicos em um único município e ou microrregião em detrimento de outros municípios.

9- Reorganizar as políticas de esporte, lazer e cultura da UFPA, em escala institucional, estadualmente.

10- Fazer uma ampla articulação política-institucional com os governos municipal, estadual e federal, visando garantir investimento crescente na UFPA.

11- Criar iniciativas planificadas de relacionamento entre universidade e empresa, visando garantir, não só parceria, como também aprofundar campo de estágios para os cursos de graduação da UFPA.