Baleixe, a posse de Maneschy e valores vestais imperiais

Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 Cerimonial da UF...
Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 Cerimonial da UFPA não quisera malroupidos na transmissão do cargo de Reitor.O convite para o ato solene de transmissão do cargo de Reitor da Universidade Federal do Pará localiza-se em http://www3.ufpa.br/multicampi/images/LINK/posse.jpg, nele se vê o RSVP — abreviação da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, “Responder Por Favor” na nossa língua — e a indicação do traje: Passeio Completo.
Segundo a jornalista especialista em etiqueta, Claudia Matarazzo, o “Passeio Completo — para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas. As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.
”O Cerimonial da UFPA utilizou o DIVULGA — canal de comunicação por correio eletrônico da Universidade — para propalar o CONVITE e ratificar o uso da indumentária. Contudo, em outro e-mail, “solicita que seja desconsiderada a exigência”. Os registros fotográficos da via crucis inaugurativa que o Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy tem sido levado a tiracolo, não nos dão a impressão de que ele ligue para essas frescuras.
De qualquer modo, se essa "exigência" fosse tomada ao pé da letra, teríamos "meia duzia de três ou quatro" — frase atribuída ao falecido colunista social Ibrahim Sued — presentes no auditório Benedito Nunes do Hangarzinho; platéia elitista, mas muito rala para o show do transmissor, com início previsto para 10:00h do próximo 03 de julho.