Política honesta: Ética ou instituições republicanas?

Nas análises da política como ela é, prefiro partir do pressuposto Hobbesiano que afirma o caráter belicoso do homem nas relações sociais: O homem é o lobo do homem.

Partindo deste pressuposto creio que o caráter humano, republicano ou patrimonialistico, andam lado a lado no mundo da política. Ou seja, na luta pela reeleição um homem com uma história de honestidade pode pisar na bola,como aliás ocorreu no episódio do mensalão, onde notórios homens republicanos, até então, se viram imersos em um escândalo patrimonialista.

Então se quizermos construir uma tradição de fato republicana no Brasil deveremos construir instituições com poder de fechar os ralos da corrupção no Brasil. Ministérios públicos ou tribunais de contas livre da influência político-partidárias e recrutados por concursos públicos. Serão as instituições democráticas e republicanas que enquadrarão os políticos brasileiros e não os apelos a pressupostos éticos ou de consciência. Não esqueçamos, no mundo da política, o homem é o lobo do homem e dos cofres públicos.