COSANPA: queimando a terceirização

ontem presenciei algo que eu não julgava que pudesse acontecer:
1- Acompanhei minha esposa à uma aventura que envolvia o abastecimento de água.
2- Fui tentar resolver, na COSANPA, o problema de falta de água numa casa de uma cunhada na cremação.
3- Fomos primeiramente informados que a COSANPA só poderia resolver o problema dentro de duas a três semanas.
4- Perguntamos o porque disso. Resposta: 1- a empresa terceirizada tem sete dias para ir ao local e fazer o orçamento, 2- Em seguida a COSANPA tem mais 07 dias para enviar um fiscal especializado para ver se o orçamento reflete a necessidade do trabalho, 3- Executado esta fase a COSANPA autoriza ou não o orçamento, 4- Após a autorização do orçamento a empresa está autorizada a executar o trabalho, obedecendo a um calendário a ser executado de acordo com as demandas da cidade.

Aí perguntamos. Como fica a família durante 3 semanas sem água? Aí, não nos contivemos e perguntamos ao funcionário da COSANPA: Podemos contratar um serviço privado para resolver emergencialmente o problema? Resposta, não. E em seguida a informação: quando a terceirizada chegar (dentro de 3 semanas) para executar o trabalho demandado e encontrar o serviço feito, esta informa prontamente à COSANPA, que manda imediatamente uma equipe desfazer tudo o que foi feito. Então todo o processo recomeça.

NB: Dentro do capitalismo não é possível à uma família resolver PRIVADAMENTE um problema simples por causa da burocracia do estado.

Uma informação que obtivemos é que as empresas terceirizadas tem olheiros que as informam caso alguém faça serviços por conta própria. Não , não é por causa de proteção aos interesses públicos. É por causa dos interesses deste tipo de empresa terceirizada. Cada conserto que alguém faz em sua tubulação é um trabalho a menos que a empresa vai executar.

Como diria o juninho play: E ai como nós ficamos? A quem recorrer?

TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE NESTES TIPOS DE PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS A COSANPA E SEUS SERVIÇOS DIRETOS SERIAM MAIS EFICAZES DO QUE OS TRABALHOS TERCEIRIZADOS. PORQUE ELIMINARIA UMA SÉRIE DE ATITUDES DE CONTROLE SOBRE TERCEIROS.

Este modelo de gestão privilegia o meio(burocracia) e secundariza os fins (os usuários) e isto é péssimo no contexto de eleições competitivas.