UFPa devolve 11 milhões ao MEC

A UFPa devolveu R$8.000,000,00(oito milhões) de investimento e mais R$3.000,000,00(três milhões) de custeios. Foi a primeira vez que a gestão Alex devolveu recursos ao governo federal em oito anos. A maior parte dos recursos devolvidos advieram da prefeitura. Estes recursos referem-se ao exercício de 2008.

Esta nota publiquei no dia 12 de junho de 2009

Vejam a resposta do reitor

Universidade Federal do Pará
Gabinete da Reitoria

A Reitoria considera, no mínimo, inescrupulosa a nota divulgada pelo blog Bilhetim, sobre a devolução dos 11 milhões de reais pela UFPA ao MEC, ao final de 2008.

A ação foi negociada pelo MEC com todas as IFES em função do Acórdão n.º 2731/2008 do TCU, que impossibilitou o empenho dos valores repassados no final de ano nas Fundações de Apoio. Os mesmos valores serão repostos às IFES no corrente ano, e serão acrescentados ao orçamento que será administrado pelo novo Reitor. Pelo que se percebe, o editor, o Profº Edir Veiga, da própria UFPA, é mal informado e deveria zelar mais pelo fundamento empírico de seus argumentos.



Profº Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello
Reitor da Universidade Federal do Pará

Minha réplica:

1- O Reitor em nada nega minha informação, pelo contrário, ele confirma minha informação. Foram devolvidos onze milhões em 2008.

2- O Reitor dá uma nova informação, ou seja, é informado que estes valores (onze milhões) serão recuperados para o ano orçamentário de 2009 e esta é uma ótima informação e não contradiz e nem nega minha informação, pelo contrário, confirma-a e dá novas informações.

3- Se a comunidade da UFPa não teve informação desta recuperação dos recursos, o Reitor deve exigir mais competência de sua assessoria de imprensa e não do Blog e de seu editor que divulgou uma nota verdadeira, ou seja, a UFPa devolveu 11 milhões do exercício de 2008.

4- E para finalizar devo dizer ao Reitor em final de mandato e derrotado politicamente, que este adora dá aula de ética e moral em seus contraditores ou críticos, mas quem é o sr Alex Fiúza para dar aula de moral em alguém na UFPa, depois do comportamento altamente antiético que ostentou na última eleição para Reitor? Alex ridicularizou o cargo de reitor ao se transformar num cabo eleitoral que usou a máquina da UFPa em favor de uma candidata. Ou será que convocar reuniões na SEGE usando a prerrogativa de reitor não é aparelhar, ou prometer a construção de prédios a docentes, em plena campanha, não é aparelhar? onde estava o comportamento escrupuloso em todos estes momentos. E sem falar na eleição indireta que exigiu (como preposto do MEC) o CONSUN a realizar em nome da lei, enquanto em 2005, em sua reeleição, jamais exigiu este comportamento do CONSUN? E o processo mal instruido enviado ao MEC obrigando o processo a retornar à UFPa?

5- Senhor ex-Reitor, fomos parceiros por 08 anos, jamais deixei de ser leal. No momento em que não segui sua orentação vc virou o cão e passou a desconhecer ex- aliados,usando inclusive a reitoria que o ajudamos a ganhar por duas vezes contra todos nós (dos movimentos sociais) que sempre lhe apoiamos

5- Pelo menos desta vez vc citou meu nome, em outros pronunciamentos você jamais ousou pronunciar meu nome. afinal vc me tratava como um "dálit", que ficou contaminando sua corte por oito anos. Vc sabe, com minha turma e minha orientação eleitoral e estratégica vc ganharia as eleições de 2008 e elegeria sua candidata. Não te odeio, muito menos tenho ódio, mas questiono tua coerência que tanto pregavas em nosso almoço mensal e quinzenal naquele barzinho de classe média..

Edir Veiga.