Água

A Prefeitura da UFPA mandou perfurar um novo poço profundo, com mais de 250 m. Segundo os geólogos a água é mineral, captada na Formação Pirabas, com bastante sais de cálcio e magnésio. Uma beleza se a água fosse para uso habitacional. Na cidade universitária, contudo, com seus inúmeros laboratórios com aquecedores, destiladores e micro cânulas essa água poderá ser um desastre. As incrustações que se formarão destruirão os equipamentos em tempo reduzido.
O sistema de tratamento de água da cidade universitária consiste apenas na desinfecção com cloro, após a aeração e filtragem do ferro de uma água captada até 170 m, na Formação Barreiras. Esse foi um sistema projetado ainda na administração de Seixas Lourenço e que considerava essa peculiaridade da cidade universitária.
Agora, além de se gastar um pouco mais com a perfuração de poço mais profundo. Para preservar os equipamentos dos laboratórios será necessário tratar a água com um processo muito mais oneroso nos curto e longo prazos, ou ainda abastecer diversos laboratórios com água da COSANPA.
Aliás, em recente reunião do Conselho daquela Companhia tratou-se do fornecimento de água para a UFPA.
Todos esses custos adicionais consideráveis não foram previstos no orçamento.
Mas agora avisados, os gestores que serão empossados em 02 de julho tem tudo para desarmar a bomba de efeito retardado.