Deu na UOL- NA UNB É VOTO PARITÁRIO

17/09/2008 - 18h03
UNB FAZ CONSULTA PARA ESCOLHER NOVO REITOR; HOUVE ATRASOS NO PRIMEIRO DIA DE VOTAÇÃO
Da Redação*
Em São Paulo

A consulta à comunidade sobre o nome do próximo reitor da UnB (Universidade de Brasília), no Distrito Federal, estão sendo realizadas nesta quarta (17) e quinta-feira.

Na manhã do primeiro dia de pleito, os eleitores enfrentaram filas e problemas no sistema de votação, elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Segundo a UnB, em locais como a Faculdade de Direito, a Biblioteca Central e a Faculdade de Educação, houve atraso no início da votação.

De acordo com o presidente da COC (Comissão Organizadora da Consulta), David Fleischer, os computadores nesses locais não foram configurados adequadamente para receber o sistema.

No campus Gama, como os funcionários encontraram dificuldade para operar as máquinas, a comunidade está votando com cédulas de papel. "Possivelmente isso atrasará o resultado das eleições [previsto para o final do pleito]. Devemos saber os nomes apenas na madrugada de sexta-feira, dia 19", adiantou Fleischer.
Eleições
Segundo a instituição, cerca de 1.500 professores, 2.300 servidores e 29.000 estudantes participam da consulta.

As eleições ocorreriam no fim de 2009, mas foram antecipadas por conta da crise instaurada na universidade, que culminou com a renúncia, em abril, do então reitor Timothy Mulholland, denunciado por mau uso da verba pública.

O próximo dirigente ficará à frente da UnB até até 2012.

Ao todo, seis chapas participam da corrida eleitoral desde agosto. Caso nenhuma delas obtenha maioria absoluta na votação, haverá um segundo turno nos dias 24 e 25 de setembro.

Voto paritário

De acordo com as regras definidas pelo Consuni (Conselho Universitário da UnB), a consulta será paritária, ou seja, o voto de professores, servidores e estudantes terá o mesmo peso.

Segundo a assessoria de imprensa, a fórmula geral estabelece que serão somados os valores da cotação da chapa junto ao segmento multiplicados por seu respectivo peso. A fórmula de peso escolhida, portanto, é dada pelo total global de eleitores aptos a votar dividido pelo total de eleitores do segmento aptos a votar. Esse valor é dividido por três e equivale ao peso do segmento.