Lula e Chávez se encontram na próxima semana em Recife

Em O Globo

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o colega venezuelano Hugo Chávez vão se encontrar na próxima quarta-feira, em Recife - pela primeira vez desde que estourou a crise entre Equador e Colômbia, detonada pelo ataque do Exército Colombiano a um acampamento das Farcs em território equatoriano. Chávez e Lula irão passar quase dez horas juntos. Os dois presidentes vão visitar as obras da refinaria Abreu Lima, um empreendimento de US$ 2,5 bilhões, numa parceria da Petrobras e da PDVSA. Mas, depois de pelo menos três horas de reunião, Chávez e Lula ainda jantarão juntos, quando terão agenda aberta.

O conflito entre Equador e Colômbia, além da situação das Farcs, serão discutidos pelos dois presidentes na análise do cenário regional. Vão analisar também os passos necessários ao prosseguimento da resolução da OEA sobre o conflito. O documento não condenou a Colômbia, mas reconheceu que o Exército Colombiano violou a soberania territorial do Equador. A resolução prevê que a Colômbia aceite o envio de uma comissão da OEA aos dois países para analisar o episódio.

Na linha da solução de conflitos na região, Lula e Chávez também vão tratar da criação do Conselho de Defesa na América do Sul. Lula defende que esse organismo atue na mediação de divergências entre os países-membro. Vão discutir também a implantação do Banco do Sul, cujo acordo de criação foi assinado em Buenos Aires, em dezembro do ano passado, além dos preparativos da próxima reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).