Seduc: ameaça de greve e a posição do governo

O sindicato dos trabalhadores em educação do Pará já prepara uma greve estadual a partir de segunda feira (26). O sindicato quer o pagamento imediato do piso nacional homologado há poucos dias pelo supremo tribunal federal.

O governo do estado através do secretário de educação Cláudio Ribeiro, em entrevista hoje (22) pela manhã afirmou que existe uma decisão do governo federal em complementar o valor do piso básico para aqueles estados que  precisam de complementação para o pagamento do FUNDEB, que seria o caso do Pará.

O secretário também informou que o governo, em esforço concentrado, já teria adiantado 30% da diferença  deste piso básico. Hoje os salários do Pará estariam em torno de 90 reais aquém do piso básico e o governo teria adiantado em torno de 25 a 30 reais. O governo teria oficializado, após a decisão do STF, um ofício ao MEC pedindo a complementação financeira do piso básico nacional.

A queda de braço está posta. Se o governo estiver sendo fiel com a verdade, o motivo pela qual a greve está sendo convocada  não se justificaria, haja vista que a obrigação em complementar os valores do piso básico é do governo federal e não do governo estadual. Caso o governo não esteja sendo fiel com  a verdade, então a posição do sindicato é plenamente justificada.