Greve na UFPA: o virtualismo do século XXI

Tenho recebido muitas postagens relatando o novo estilo de greve inaugurada na UFPA. Seria uma greve sem mobilização de base onde uma assembléia pouco representativa deliberou, o sindicato comunicou que a categoria estava em greve e pronto. Quem chega à UFPA não sente clima de greve e a maioria da unidades funcionam como se nada estivesse acontecendo.

Devo deixar claro que apoio o movimento como sempre fiz. Mas creio que o comando de greve da UFPA deve discutir esta questão e produzir medidas de impacto. Não, não estou sugerindo que se feche portões, porque seria medida impositiva e sem caráter hegemônico. Sugiro reuniões e debates por unidades, uma assembléia ordinária por semana e planfletagens para ganhar a simpatia dos beneficiários diretos da UFPA que são os alunos e os usuários dos HU's. Não esquecer de se comunicar com a sociedade para explicar as razões deste movimento. Aliás estas medidas deveriam ter sido tomadas antes da greve ter sido deflagrada.

Sugiro também a construção de uma pauta local dirigida à melhoria das condições de trabalho. Esta política deve ter alcance estadual.