Aeroportos: terceirização e serviços públicos

O Estado inglês utilizou técnicas do mercado para enfrentar a crise do Welfar Satate no início dos anos de 1980. A terceirização foi o mecanismo encontrado para a gestão de serviços não exclusivos do estado, como as infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social. No Brasil ,a terceirização vem sendo queimada. É que o vício do controle patrimonialista do Estado pelos políticos que tem acesso a posição de poder dentro do executivo r legislativo tem jogado o modelo de terceirização no lixo devido à baixa qualidade dos serviços públicos prestados.

Em muitas empresas de asseios, conservação e segurança que prestam serviços aos poderes do Estado, o seu pessoal é informalmente indicado pelos políticos, que aproveitam para garantir empregos aos cabos eleitorais ou por gente indicados por estes.


Outra distorção são as OS, que por natureza não têm fins lucrativos, mas quando estão na gestão de órgãos públicos como os hospitais, primam em cortar custos, para armazenar liquidez e depois esta mesma liquidez não aparece nas prestações de contas. Ou seja, tudo que é economizado aparece como gasto nas prestações de contas. Enquanto isso o povo não pode mais levar uma cópia das radiografias feitas em hospitais públicos terceirizados via OS.

Veja mais sobre a terceirizações da gestão aeroportuárias no Brasil. Esperamos que este modelo não seja distorcido neste experimento. Veja mais aqui