Pimenta Neves: justiça lenta dos ricos

depois de 11 anos o poderoso Pimenta Neves começa a cumprir pena por assassinato. Enquanto isso existem centenas de acusados por crimes mais leves, mesmo sendo réus primários mas que não conseguem sair da cadeia porque não tem recursos para contratar advogado. Segundo especialistas, como Pimenta Neves já cumpriu sete meses de prisão em regime fechado deverá ficar preso no máximo mais 30 meses, a partir do qual terá direito à prisão semi-aberta. Isto se o mesmo não apresentar enfermidade grave, o que facilitaria sua saída imediata da prisão devido ser maior de 70 anos.


A regra de uma justiça classista é a seguinte: se tens dinheiro podes passar mais de dez anos fora da cadeia, mesmo condenado. Enquanto isso o Estado e seu aparelho não consegue mediar briga entre vizinhos e haja justiça pelas próprias mãos. É a guerra de todos contra todos nas periferias.


Até quando a opinião pública assistirá, lerda, a paralisia da capacidade do Estado em mediar conflitos. Até os juizados especiais já esperam até um ano pela primeira audiência. Que tal pensarmos fortemente em generalizar o juizado arbitrais para resolução rápida de conflitos de menor escala?