Descendo do palanque: Dilma promete luta implacável contra inflação

Finalmente a presidente Dilma Roussef, admite que existe risco de que a inflação retome seu crescimento no Brasil e, promete luta sem trégua para contê-la. Naturalmente que vem por aí: aumento de juros para conter consumo e corte nos gastos públicos com ampliação do contigenciamento dos recursos do orçamento da união para 2011.

Claro, estas medidas são liberais e portanto ortodoxas. Para o Brasil alcançar auto-sustentabilidade econômica de longo curso, só com a ampliação do investimento em infra-estrutura para o crescimento industrial e ampliação da poupança interna.

O Brasil investe anualmente 22% do PIB, enquanto a China investe 40%. A China suporta bem o aquecimento da economia porque tem mercadorias a ofertar. No Brasil, quando o mercado aquece surge a inflação de demanda.

Claro, não dá para comparar as condições de produção entre Brasil e China. Aqui, existe direitos sociais, FGTS e previdência pública, lá os trabalhadores chineses vivem na super-exploração econômica e praticamente não têm direitos sociais no contexto do "comunismo" asiático. Veja a posição de Dilma aqui