Jatene, a ALEPA e a fragmentação partidária e parlamentar

O contexto institucional nacional e estadual molda um sistema partidário, eleitoral e parlamentar caracterizado pela alta fragmentação parlamentar e partidário. Neste contexto, o partido do presidente e ou governador nunca possui mais do que 25% dos assentos parlamentares, e as coligações eleitorais e coalizões de governo é uma necessidade estrutural de todos os governos. Só os garotos "bobinhos" da DS, não sabiam disso e ferraram com o governo petista.


Jatene vem demonstrando grande desenvoltura política estratégica na montagem de sua equipe de governo. Até o PSB poderá compor a base partidária e parlamentar do novo governo. Como Jatene acompanhou a "meninice" política do núcleo duro da DS à frente do governo estadual, não é dificil adivinhar que a base aliado não viverá nas incerteza patrocinados pelos Bin Ladens de Ana Júlia.


Aliás, entre 2002-2006 Jatene já provou que não é um patrocinador suicida do desmantelamento de sua própria base de governo como fizeram os "meninos" políticos do governo em Ocaso. Coitado do PT, que viu sua imagem de ser bom de governo ser queimada pelo grupinho de bad-boys da DS.