Instituições se unem para uma educação básica de qualidade

O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente no Estado do Pará realizou hoje, 22, a sua quarta reunião ordinária para discutir as ações do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR). O encontro foi presidido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e ocorreu na Universidade Federal do Pará. O Fórum é constituído pelos dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior, parceiras na execução do plano, e pelos representantes da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), do Conselho Estadual de Educação, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Públicas e da Associação Nacional dos Formadores dos Profissionais da Educação.

O objetivo é estabelecer políticas para a formação inicial e continuada de professores que já atuam na educação básica, sem a devida graduação. A ação iniciou-se em dezembro de 2009, contemplando 995 profissionais da educação que se inscreveram e concorreram ao Processo de Seleção para vagas de graduação disponibilizadas na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade Estadual do Pará (UEPA), na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e no Instituto Federal do Pará (IFPA). Para o primeiro semestre de 2010, serão ofertadas 7.500 vagas em todo o Estado, sendo que, no segundo semestre, o Parfor, no Pará, contará também com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A quinta reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente teve como pontos de pauta a assinatura do seu documento de regimento interno, a apresentação da minuta do Termo de Compromisso dos municípios com o Plano de Formação e a criação de uma comissão para tratamento de questões ligadas à formação continuada. De acordo com o coordenador estadual do Parfor, representante da SEDUC , Licurgo Brito, atualmente, o Programa está em fase de composição de turmas para as vagas ofertadas no primeiro semestre de 2010 e a previsão para a divulgação do resultado dos candidatos contemplados é para o próximo dia 04 de março. “Será o maior ‘listão’ que o Estado do Pará já divulgou com relação ao ingresso em instituições de ensino superior”, observou.

Para o primeiro semestre de 2010, somente a UFPA teve 24 mil candidatos inscritos na disputa por 3.600 vagas ofertadas em 18 licenciaturas, distribuídas em 11 municípios, mas apenas 6.958 inscrições foram homologadas. O coordenador do Parfor na UFPA, professor Márcio Nascimento, explicou que a composição de turmas depende da demanda pelas vagas disponibilizadas em cada município. Os candidatos com inscrições homologadas em municípios que não formarem turmas terão opção de trocar de polo ou de instituição. Outros interessados que não forem contemplados no primeiro “listão” de 2010 poderão, ainda, se inscrever novamente para o Processo Seletivo referente ao segundo semestre de 2010, previsto para o mês de julho.

Formação continuada - Dentro do mesmo Programa de Financiamento do Parfor, atualmente, surge a discussão sobre a criação de turmas de formação continuada e de especialização para professores que já concluíram a graduação, atuam na educação básica e desejam buscar aperfeiçoamento. A reunião do Fórum foi decisiva nesse sentido, demandando todo o turno da tarde para a discussão dessa temática. Para o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, o Parfor vem atender uma demanda que há muito vinha sendo reprimida. “Esperamos que esse seja apenas um primeiro passo para que o Programa possa se legitimar como um instrumento eficaz na construção de um ensino básico de qualidade e na criação de oportunidades iguais para todos os brasileiros”, observou.

Informações mais detalhadas sobre os processos do PARFOR na UFPA podem ser encontradas no site http://www.ufpa.br/parfor/.

Leia também: Fórum discute Plano Nacional de Formação Docente.



Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicaçãoda UFPA