Imoralidade pública iguala todos os partidos competitivos

PSDB, PMDB, DEM, PTB, PR e PT têm um ponto em comum: todos já viveram grandes escândalos políticos relacionados à gestão dos recursos públicos. Esta constatação se dá no plano estadual e nacional. Este fato confirmma as máximas realistas maquivelianas de que a regra na política é o vale tudo. Vergonha em política é perder uma eleição.

Eu que dediquei 20 anos de minha vida na construção do PT, de onde me desfiliei em 2002 por razões profissionais, me sinto profundamente frustrado por ver que no Brasil, nem no campo da esquerda, se formou uma elite política republicana.

Entendamos a categoria republicana como sinônimo de respeito à coisa pública. Portanto quem utilizar o critério republicano não poderá se filiar a nenhum partido brasileiro.

Mas temos de votar e no voto a escolha deve ser pelos partidos que mais investem na equidade. Nenhum voto a quem opta pela acumulação em detrimento da equidade. É assim que eu me posicione na hora das escolhas eleitorais.