PT, PSDB e DEM: uma aliança contra a transparência

Quem diria: PT, PSDB e DEM juntos contra a transparência na prestação de contas dos gastos de campanha. O TSE está finalizando uma regulamentação que deixa mais claro quem doa e quem recebe as doações de campanha. Atualmente as empresas repassam dinheiro, carimbado, aos partidos em direção aos candidatos. Ou seja, quando os candidatos prestam contas de campanha, a origem dos recursos vem especificada como doação partidária. Não aparece o nome do candidato que foi beneficiado pela empresa doadora de recursos.

Agora o TSE está normatizando estas situações visando deixar claro as relações entre candidatos e empresas, e com isso tornar absolutamente transparente as relações entre doadores e candidatos receptores.

Claro, as empresas são contra, pois poderemos conectar as empresas doadoras e candidatos eleitos e como isso fica mais difícil, depois, esta mesma empresa "ganhar" todas as licitações nos governos onde, anteriormente, financiou a campanha. Os políticos e os partidos, claro, estão apavorados. Caso esta ação do TSE prospere as empresas se recusarão a "doar" recursos às campanhas eleitorais.

Esta situação deixa claro que quem na verdade vem financiando as campanhas é o dinheiro público, pois cada centavo que uma empresa doa a um candidato, retorna em dobro via a execução de obras públicas, através de licitações manipuladas.

Está na hora de tirar as mácaras da hipocrisia e aprovar o fianciamento público de campanha, que além de ser mais barato para o erário público, tornar a competição eleitoral mais isonômica. Hoje só recebem as grandes doações os candidatos mais bem cotados nas pesquisas de opinião pública, e no Brasil, é o PMDB, PSDB, PT, PTB, PR e DEM, quem monopolizam 90% destes recursos.