A esquerda, a república e a democracia

A esquerda brasileira, a partir da liderança petista no cenário político nacional, optou, sinceramente, pela democracia, representativa e competitiva. Logicamente que ainda encontramos dezenas de micro grupos de orientação conspirativa, onde a democracia representativa ainda é vista como um passo tático, rumo à uma democracia direta, ao modelo ateniense, ou mediado por uma democracia delegativa ao modelo dos sovietes, russo. Mas estes grupelhos têm pouca probalidade de conquistar hegemonia em escala de milhões na sociedade brasileira.

Agora o grande desafio do PT é fazer uma sincera opção pela idéia de res pública (coisa pública), que se materializaria em um movimento radical em direção de criar um movimento de reforma do Estado, em direção de construir mecanismos institucionais contra a patrimonialização do Estado brasileiro.

Este movimento se materializaria na liderança de um movimento nacional, estadual e municipal em defesa de uma reforma política que inibisse todos os mecanismos que possibilitam e estimulam a corrupção política como: Financiamento privado de campanha, leis permissiva de punição do crime do colarinho branco, código do processo que cria mil mecanismo de protelação das decisões condenatórias.

Além de mudanças institucionais pró res pública, deveriam ser pensados mecanismos efetivos de controle social de políticas públicas e inventado um novo modelo de controle da execução das obras públicas, para além da papelada. Muitas obras concluidas na documentação, estão ausentes na realidade concreta, a exemplo de muitas obras e serviços que só existem no papel.

O PT poderia ter liderado nestes oito anos de governo federal e nestes 4 anos de governo estadual, movimentos institucionais e políticos nestas direções. Logicamente que devemos ampliar a concepção de democracia, combinando a democracia representativa, controle social (tipo a democracia conselhista), com modalidades de democracia direta como o referendum, o plebiscito, o recall, dentre outros). A constituição de 1988 já caminha nesta direção, mas ainda praticamos muito pouco esta modalidade de democracia.