Anônimo disse... sobre a marcenaria

Caro professor Edir Veiga:

Em nossas andanças pela Universidade, deparamo-nos com uma situação inusitada, que coloca em risco a credibilidade de setores institucionais da UFPA, neste caso a Marcenaria/Carpintaria, local onde detectou-se o ocorrido.
Acontece, nobre professor, que naquele setor, foi solicitado ao seu atual gerente um inventário completo para controle do patrimônio sob a guarda e o uso daquela marcenaria. Até aí, tudo bem. O problema está na total falta de transparência das ações realizadas pelos gestores, tanto o atual quanto os anteriores que ocupavam aquele espaço, pois a comunicação interinstitucional, via documentos oficiais como memorandos, ofícios e portarias, inexiste naquele local, senão em outros do mesmo porte.
Governavam estes senhores à mercê de suas próprias intuições, sem pautar-se por cuidados como registrar, acompanhar e apurar eficazmente as práticas delituosas que ocorriam ali. Agrava-se a isto, o fato do sumiço de bens sob a (in)gerência daquele local, como o caso presenciado do desaparecimento de duas bicicletas, por exemplo.
Tenho certeza de que a inexistência de documentos oficiais em alguns setores da UFPA podem colocar em dificuldade nosso reitor em apresentar justificativas e dar respostas contundentes a um processo de auditoria, caso isso esteja acontecendo em outros setores de nossa universidade, cabendo às pro-reitorias apurar e exigir que tais documentos estejam efetivamente em dia, a fim de possibilitar maior transparência e governabilidade à UFPA.
22/7/09 7:42 PM