Segundo minhas análises teóricas, políticas e administrativas é necessário para que qualquer pessoa tenha chance de ser nomeado dirigente institucional da UFPA e ou do serviço público em geral, que os seguintes passos consensualizadores sejam dados:
1- Que o nome seja consensualizado dentre todos os segmentos internos do setor em questão
2- Que o novo diretor firme compromisso em defesa dos princípios éticos-gerenciais que devem nortear a condução da gestão pública, como: eficácia, eficiência.
3- Estes princípios exigem o compromisso com o enquadramento de todo o corpo funcional na lógica do compromisso com a universidade pública e com os princípios republicanos na gestão da coisa pública.
4- Enfim, nenhum resquícios de acordos corporativos e anti-interesse público será tolerado por parte de qualquer gestor que venha a ssumir cargos na futura gestão.
5- Todos os cargos administrativos ou acadêmicos deverão trabalhar sobre planejamento estratégico com a definição de metas anuais a serem atingidas. Quem não atingir as metas planejadas deverá perder seu cargo em função dos objetivos previamente traçados.
Uiversidade pública, interesse público e gestor republicano.